Esta excursão a Torres del Paine desde El Calafate é feita em camiões Overland 4x4 visitando pontos estratégicos do Parque Nacional Torres del Paine onde vão fazer caminhadas que permitem acesso a miradouros panorâmicos. O tour inclui caminhadas de baixa dificuldade e mínima exigência física, pudendo, se o grupo é apto, fazer percursos mais exigentes já que sempre contarão com guias de trekking habilitados. Esta opção em 4x4 difere de outras que também visitam Torres del Paine, encurtando o tempo da viagem e assim, oferecer uma experiência de viagem mais agradável para o passageiro.
O tour começa pelos hotéis de El Calafate às 6:45 a.m. em direção ás Torres del Paine no Chile. Atravessando a estepe patagônica de norte a sul chega-se ao cruzamento fronteiriço de Cancha Carrera (3,5 horas de viagem desde El Calafate) onde começam a desfrutar o belo sul do Chile enquanto entram ao Parque Nacional Torres del Paine ao meio-dia.
Chegando à Laguna Amarga e aproveitando o potencial dos camiões 4x4, vão passar pela lagoa com suas costas arenosas para aceder à melhor panorâmica das Torres del Paine. Vão fazer uma descida para uma curta caminhada e desfrutar desta magnífica paisagem patagônica.
Em seguida a excursão continua até a Cachoeira Paineonde vão descer para fazer um piquenique (lanche) na beira do Rio Paine que oferece outra vista panorâmica das Torres. O almoço está incluído e é ao ar livre protegido pela vegetação.
Depois do almoço e de fazer outras paradas em diferentes mirantes como Lagoa dos Cisnes e Mirador Superior do Nordenskjold, chega-se ao Salto Grande. A partir desta queda de agua começa um trekking até o Mirador de los Cuernos del Paine (cornos do Paine) na beira do Lago Nordenskjold. Esta caminhada é guiada e demora 1 hora e meia aproximadamente. Em seguida continuam em 4x4 até um mirante novo perto do Lago Pehoe onde você vai ter uma das visuais mais famosos do Parque Nacional Torres del Paine com os Cuernos (cornos) e o Vale do Frances do fundo, rodeado pelos Lagos Pehoe e Nordenskjold.
Retorna-se a El Calafate às 9:00 p.m. aproximadamente, fazendo a passagem de fronteira novamente.
O horário pode mudar até as 11:00 p.m. por atrasos devido a causas relacionadas com os procedimentos de migração de ida e de volta, quebras mecânicas, demoras dos passageiros que abordam o ónibus no Chile, etc.
O percurso dentro do Parque Nacional Torres del Paine pode ser modificado ou encurtado de acordo com as condições da estrada no dia do passeio e, os tempos de passagem na fronteira pode variar dependendo do tráfego. Também, é importante saber que cada passageiro é responsável por ter a documentação necessária para a passagem da fronteira, especialmente ter isso em conta se viajar com menores.