A excursão Monte León 4x4: Lobos e Pinguins oferece uma oportunidade única de explorar desde El Calafate este parque nacional que combina o mar, a costa e a estepe com uma paisagem repleta de fauna patagônica. Poderá caminhar entre ninhos de pinguins durante o trekking até um miradouro de onde poderá avistar as falésias do primeiro parque nacional com costa marítima, visitar a famosa Cabeça de Leão e caminhar pela praia com as suas grutas naturais formadas pela erosão marítima.
A excursão começa quando você é buscado em seu hotel em El Calafate a partir das 6:30 a.m. para ir ao Parque Nacional Monte León. Atravessando a estepe patagônica de oeste a leste, você viajará pela Rota Provincial Nº 9 de cascalho que corre ao longo do rio Santa Cruz e de onde poderá ver magníficas vistas de seu vale enquanto encontra animais nativos da Patagônia como guanacos, raposas, choiques e até, em algumas ocasiões, pumas. Farão paradas em pontos panorâmicos e poderão subir ao mirante que nosso veículo Overland 4x4 possui para contemplar as espetaculares vistas que este vale oferece.
Por volta das 11:30 a.m. entrarão em Monte León seguindo em direção à costa marítima e onde estão os protagonistas do passeio: os pinguins de Magalhães.
Muito perto da costa você fará um trekking de 1,5 horas de baixa dificuldade pela trilha da colônia de pinguins, na qual poderá caminhar entre os pinguins e seus ninhos e observar toda a colônia desde o mirante. Monte León possui uma das colônias desta espécie mais importantes da Argentina.
O passeio continua em 4x4 até a trilha Lobería e Cabeça de Leão, de onde se chega à beira desta imponente falésia que lembra um imponente leão e que leva o nome do parque nacional. Aqui você poderá observar poleiros de leões marinhos de um cabelo e, ocasionalmente na costa, cetáceos como a baleia francesa, o golfinho do sul ou a tonina overa preta e branca.
A próxima paragem da excursão será no Miradouro da Ilha de Monte León, de onde poderá observar as suas enormes colónias de biguás e outras espécies de aves marinhas características deste ambiente.
Retornarão a El Calafate pela mesma rota de cascalho, chegando às 9:00 p.m. aproximadamente depois de ter visitado o único parque nacional da Argentina com mar, costa e estepe patagônica e que permite observar aves e animais muito difíceis de ver em outros lugares.